O Centro do Mar, instalado no navio Gil Eannes, que está atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo, foi palco da apresentação do programa dos Encontros PNAID 2023 que se realizam de 14 a 16 de dezembro, em Viana do Castelo.
A iniciativa, promovida no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, pretende repetir o êxito da primeira edição, revelando-se como um fórum privilegiado para os empresários da diáspora investirem em Portugal e para o empresariado nacional avançar para a internacionalização dos seus negócios apoiando-se nas redes da diáspora portuguesa.
Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, sublinhou a capacidade empreendedora da diáspora, enfatizando que “mais do que empreendedora é fazedora. E o que vamos fazer aqui em Viana é também uma homenagem a essa ambição e capacidade de trabalho que esta comunidade tem vindo a demonstrar”.
No âmbito do PNAID foram apoiados até à data 135 projetos, que representam um potencial de investimento de 155 milhões de euros, “mas há elevada oportunidade para um grande crescimento neste tipo de investimentos e parcerias”, sublinhou Paulo Cafôfo. A importância da comunidade, que já tem mais de 265 pessoas com o estatuto de investidor da diáspora, está igualmente patente “no valor das remessas, que no ano passado ascendeu a 3,9 mil milhões de euros”.
“Um investimento que visa a coesão territorial e contribui para o regresso de emigrantes e lusodescendentes ao País”, assim se referiu Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional aos Encontros PNAID, considerando que esta segunda edição constitui um momento privilegiado para networking, onde o investidor da diáspora terá informação detalhada sobre as prioridades do Governo para a valorização do investimento nos territórios de baixa densidade, com bolsas de oportunidades de negócios. “Vamos ter, no mesmo espaço, empresários, técnicos e administração central, para ajudar e apoiar na divulgação de todos os instrumentos que estão à disposição para captar um investimento fundamental ao país”, disse a governante.
A apresentação do programa esteve a cargo de Cristina Coelho, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, centrado nas oportunidades da economia azul, das energias renováveis e da sustentabilidade. Turismo, ciência aplicada, património e um espaço de artes e letras são outros dos destaques da iniciativa, que contará com a presença de vários ministros, numa prova inequívoca do comprometimento do Governo no sentido da valorização da diáspora. A participação nesta edição dos Encontros PNAID 2023 é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória no site www.encontrosdiaspora.pt .
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e simultaneamente representante da Comunidade Intermunicipial do Alto Minho, disse ser “um privilégio” que o seu município seja o anfitrião destes encontros, tendo desde os primeiros contactos mostrado grande entusiasmo em receber “um evento relevante, que enaltece o papel da nossa diáspora, e com temas que são prioridades para o nosso concelho, como a economia azul e a sustentabilidade”.
Em representação da Comissão de Coordenação da Região Norte esteve o seu vice-presidente, Beraldino Pinto, que considerou ser “a diáspora um importante ativo que deve ser apoiado e que muito pode contribuir para o desenvolvimento do País”, sublinhando que “a Região Norte está fortemente comprometida e muito interessada no investimento da diáspora e no apoio à internacionalização dos negócios”.
A apresentação foi precedida de uma visita a uma empresa sediada na Zona Industrial de Neiva, a Real Marbre, empresa do mercado de revestimentos em mármore e pedra, detida por Manuel Soares, empresário português radicado em França.
Os ENCONTROS PNAID são uma iniciativa do governo português, coordenados pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. A edição de 2023 é organizada pelo Municipio de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade intermunicipal do Alto Minho e a comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.
Encontros PNAID 2023 reforçam vertente empresarial e reafirmam-se como evento de referência para investidores da diáspora →
E Viana ficou no coração… →
Uns Encontros repletos de coração, criatividade, cultura e turismo… →
Uma diáspora que faz acontecer! →
Diáspora e cooperação representam oportunidades de crescimento para Portugal →
Um mapa que já conta com 276 investidores com estatuto de empresário da diáspora →
Se queremos ir longe, temos de ir juntos… →
Utilizar a via azul ou… ficar fora do mercado →
Portugal na antecâmara de um crescimento exponencial na Economia do Mar →
A aposta na valorização dos melhores "embaixadores" portugueses no mundo →