Apresentação do programa dos ENCONTROS PNAID 2022

Imprensa >
Apresentação do programa dos ENCONTROS PNAID 2022
9/11/2022 Apresentação do programa dos ENCONTROS PNAID 2022

A edição 2022 dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) foi oficialmente apresentada em 02 de novembro 2022, numa sessão que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Na sessão de apresentação estiveram também presentes Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Jorge Brandão, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Anabela Freitas, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

O evento oficial foi antecedido por uma visita à empresa Vipremi, projeto desenvolvido por um emigrante ouriense que, após ter trabalhado em França, apostou na sua terra natal e tem hoje um grupo de empresas focadas na exportação.
Na sessão, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, começou por revelar que já supera os 110 milhões de euros a totalidade dos investimentos planeados para o nosso País por emigrantes portugueses com estatuto de Investidores da Diáspora e beneficiando dos apoios implementados no âmbito do PNAID – Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora.

“Já temos 118 projetos, no valor potencial de 110 milhões de euros de investimento em Portugal, apresentados pela diáspora” e a nossa base de crescimento e ambição nesta matéria “é ótima porque estamos a falar de cinco milhões de pessoas de origem portuguesa espalhadas pelo Mundo e com ligação às suas raízes em Portugal” – afirmou o governante.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, recordou que “os emigrantes portugueses continuam a ser muito relevantes em termos de remessas financeiras”, que ascendem a mais de 3,6 mil milhões de euros por ano”.
No entanto, “mais importante do que os valores que enviam será o envolvimento deles nos processos de desenvolvimento, inovação e valorização dos territórios aos quais estão afetivamente ligados.” “Estas pessoas saíram de Portugal, mas Portugal nunca saiu deles. O Governo quer potenciar este afeto, que tem não só um valor económico, não só um sentimento, um sentimento que tem valor e pode contribuir para desenvolver o País” - afirmou o secretário de Estado das Comunidades.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira destacou a importância destes investimentos para a evolução do País e sublinhou os três eixos fundamentais da ação do Governo: apoio ao investimento empreendedor e empresarial, à criação de emprego e ao incentivo à mobilidade.

“Estes três fatores têm de existir de forma articulada e simultânea, porque para termos a nossa diáspora de regresso a Portugal precisamos de estimular o investimento, de criar emprego e, naturalmente, de apoiar a mobilidade geográfica para o nosso país” – afirmou a secretária de Estado.

Isabel Ferreira avançou também alguns números relativos a candidaturas da diáspora já aprovadas. “Houve projetos candidatos já aprovados com investimento de quase 6 milhões de euros. Na criação de emprego tivemos 45 candidaturas, o que permitiu criar 90 postos de trabalho com mais de 4 milhões de euros de apoio”.

No âmbito do programa Regressar, a secretária de Estado afirmou que “existem mais de 4.625 candidaturas aprovadas, que permitiram o regresso de 9.528 pessoas com apoios de mais de 16 milhões de euros. Muitas dessas pessoas regressam ao interior do país, o que ajuda na missão e prioridade deste governo e do anterior”.

O Presidente da Câmara de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, afirmou que o concelho deve muito à Diáspora e que este é um acontecimento que “muito honra o município”.

“Os Encontros PNAID congregam as ambições de pessoas de vários locais. São também uma oportunidade para potenciar negócios e expandir a economia portuguesa” - disse o autarca durante a sessão de apresentação dos Encontros PNAID 2022.
A Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Anabela Freitas, destacou o território do Médio Tejo como potencial destino dos investimentos da Diáspora.

“Estes Encontros ajudam a promover os laços entre o poder público, as autarquias e a nossa Diáspora e permitem criar um ambiente de negócio para as nossas empresas e dão a conhecer o nosso território, como oportunidade de investimento. O que desejamos para o território do Médio Tejo é oportunidade de inovação e investimento que traga mais valias para os residentes” - afirmou a Presidente da CIMT.

Jorge Brandão, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, referiu-se à importância da região Centro, dizendo que “os Encontros PNAID são de enorme interesse para a nossa região, porque falamos de pessoas que têm vínculos aos seus territórios de origem, em particular ao interior e a sua disponibilidade para investir e criar dinâmica nas regiões é uma dimensão importante destes encontros”.

A Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), Cristina Coelho, apresentou o programa do evento, sublinhando que “será um momento para descobrir incentivos e financiamentos”.

“O programa assenta em sessões de plenário, mas tem várias palestras e os participantes podem escolher em qual participar. O evento foi pensado para ter dinâmicas específicas de aceleração de negócios e de parcerias” - revelou a Coordenadora do GAID.

Os ENCONTROS PNAID 2022, Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, vão decorrer de 15 a 17 de dezembro, em Fátima. O evento tem como objetivo disponibilizar informação sobre oportunidades de negócio e medidas de apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização de empresas portuguesas através dos canais da diáspora.

São esperados cerca de 700 participantes.

Inscreva-se aqui

Vídeos